O óleo de cozinha utilizados na fritura de alimentos e sua destinação ambientalmente correta é tratado como tema gerador de educação ambiental, trazendo também a alimentação saudável para a reflexão dos educandos. O que fazer com esse resíduo, como coletar, onde destinar de forma ambiental correta? Solução: produzir detergente líquido a partir deste resíduo. Partindo para a ação: a embalagem de garrafa pet é o recipiente para a coleta do óleo, etiquetado com o nome da ação de educação ambiental e a data de entrega do resíduo coletado na escola. No dia previsto, todos os recipientes foram trazidos pelos alunos à escola, foi produzido o detergente com receita simples e rápida, tendo sido utilizado os devidos equipamentos de proteção individual. Professores de ciências, matemática e outras áreas fizeram o nexo da ação com suas disciplinas. O detergente produzido foi utilizado na limpeza e higienização da escola e distribuído para a comunidade local.
O interesse em protagonizar o desdobramento da Política Nacional de Resíduos Sólidos de forma integrada a outras políticas públicas, no caso, a de Educação Ambiental.
Os educandos compreenderam a forma adotada para identificar papeis e soluções simples e de fácil aplicação com relação a geração, tratamento e disposição de resíduos sólidos. A reciclagem pode ser vista como um meio importante, próximo da realidade local e exequível. O óleo de cozinha transformado em sabão líquido foi utilizado na escola para limpeza e foi distribuído para a comunidade. Estes resultados foram obtidos em mais de um local, porém para marcar a prática no mapa é permitido apenas um endereço. A seguir lista dos endereços: Escola Jesus Menino - Barracão/RS; Escola Municipal Dr. Vilson Pedro Kleinubing - Capinzal/SC; Unidade Estadual de Ensin Fundamental João XXIII – Maximiliano de Almeida/RS; Escola Estadual de Ensino Médio Divino Mestre - Maximiliano de Almeida/RS
Associar a reciclagem do óleo com a alimentação saudável; O processamento do óleo foi feito pelo monitor de educação ambiental, enquanto poderia ser entregue para uma instituição que fizesse o processamento de forma sistemática.
A estratégia de integração de políticas públicas de educação ambiental e de resíduos sólidos como tema gerador de educação ambiental pode trazer excelentes resultados tanto na sensibilização para o tema quanto para a adoção de boas práticas para a solução de problemas causados pela geração de resíduos, garantindo os princípios de reúso, reaproveitamento ou reciclagem.